O que é o bouquet garni? Que tempero é esse?

Alguns não conhecem. Já outros acham desnecessário, mas desconhecem os milagres que um bouquet garni pode fazer em um prato de cozimento prolongado. Sim, os franceses não são famosos na gastronomia à toa, como também sabem sim fazer um bom cozido.

O bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas que são amarradas, introduzidas no cozimento e, ao final do seu preparo, retiradas. Assim, seu sabor é liberado lentamente no prato.

Existem algumas variações, porém, aqui colocarei a sugestão da receita básica de bouquet garni (do Le Cordon Blue).


São as seguintes ervas aromáticas:

alho poró
tomilho
louro
salsinha
salsão/aipo

Como fazer:

Corte cerca de 10 cm de alho poró, 10cm de salsão e também 10cm de salsinha; enrolando o tomilho e o louro. Prenda os com barbate. Acrescente no início do preparo do cozimento e retire ao final.
























Outras variações são comuns. O chef Claude Troisgros, por exemplo, sugere um bouquet garni apenas com um pouco de tomilho, um pouco de talos de salsinha e 2 folhas de louro. Outros chefs acrescentam sálvia e/ou alecrim que têm os sabores mais marcantes.

Agora, o céu é o limite! Não há restrições! Em um post anterior tratei da receita de Caldo de Legumes, mas ele é indicado para os nossos velhos cozidos de carne, carnes assadas, caldeiradas de frutos do mar a risottos italianos. Experimente!




Pitadas:

http://pt.wikipedia.org/
LE CORDON BLEU, Todas as Técnicas Culinária






 

Deixe um comentário