Após escrever sobre o tempo do cozimento do ovo, me deparei com uma reportagem sobre como a Nigella Lawson faz para cozinhar ovos de maneira bem apetitosa. Pensei que não havia mais mistérios (além do próprio tempo de cozimento), mas, olhando para a foto a seguir, resolvi acrescentar esse adendo ao meu post anterior.
Sim, são necessários pequenos detalhes e cuidados para que cheguemos a perfeição, mesmo que seja de algo tão simples e primário quanto o cozimento de um ovo. Então vamos lá:
Escolha ovos comuns ou caipiras, lembrando que os ovos caipiras possuem gemas mais amareladas e, em minha opinião, são mais saborosos.
Armazene ovos na geladeira e não em sua porta. NUNCA FORA DA GELADEIRA. Ovos desenvolvem facilmente salmonella em baixas temperaturas, causa da maioria das infecções intestinais. Por isso, sempre há a necessidade de boa refrigeração de modo constante.
Separe os ovos para o cozimento por 15 minutos antes, para que fiquem em temperatura ambiente. Isso vai inibir que a casca rache em choque térmico.
Leve os ovos à panela, coloque água suficiente para cobri-los. Deixe em fogo médio a alto por apenas 1 minuto após levantar fervura.
Desligue o fogo e aguarde mais 10 minutos para retirar os ovos da água. Esse é o truque da Nigella: apenas 1 minutos na fervura + 10 minutos de descanso na mesma água quente. Só depois retire os ovos e os descasque.
O resultado é gemas macias e não muito farelentas. E você achando que não havia ovo gourmet, não é?
Pitadas:
http://www.panelaterapia.com/
http://pt.wikipedia.org/
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Adorei essas dicas, Madame Amélia, pois nunca acerto o ovo perfeito.
Bj,
Lylia