Nem é um bicho de 7 cabeças assim. Despelar um tomate dá um pouco mais de trabalho, mas é essencial para fazer aquele molho de tomate caseiro (#VainoPrato) que qualquer Mama italiana faria.
No post anterior em que mencionei técnicas de corte, o corte concassé que deve ser feito no tomate pelado, então vamos a ele!
Escolha tomates bem maduros (vermelhos) para que sejam bem doces. Costumo comprar os tomates italianos.
Faça uma cruz na "bunda" do tomate levemente com a faca, para que apenas rompa a pele do tomate.
Mergulhe o tomate em água fervente e deixe-o por cerca de 1 minuto ou até que a pele que cortou comece a "descolar".
Retire o tomate e o coloque uma bacia com água gelada para que o cozimento seja interrompido (não queremos que ele desmanche) por 1 minuto. Outra opção (não tão eficaz) é colocá-lo em água corrente.
Agora, facilmente é possível retirar a pele do tomate. Utilize uma faca se achar necessário.
O tomate pelado é indicado para pratos em que é necessário só sua "carne" (tomate sem pele, nem sementes). Assim, após retirar a sua pele, corte ao meio e retire suas sementes com ajuda de uma pequena colher. Agora, só cortá-lo em cubos e levá-lo ao fogo.
#VainoPrato
Para fazer um delicioso molho de tomate, só levar o tomate pelado ao fogo. Costumo colocar uma pitada de açúcar para retirar a acidez do tomate e nem coloco nada de sal #BomSaber. O tempero é a sua escolha! Recomendo tomilho e pimenta. Pronto! Só esparramar na marraconada, no bife à parmediana e até para fazer aquele refogadinho de ratatouille.
#Pitadas:
http://www.perfectmorsel.com/
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest