#Culinária, #DicasdaVovó, #DIY, #FaçaVocêMesmo, #TécnicasCulinárias
Como congelar legumes e verduras: a técnica de branqueamento
Você é daqueles que adora fazer uma feira, abarrotar a geladeira de frutas e legumes, e depois percebe que a sua casa não tem aquele consumo todo? Eu, por exemplo, nem chegava a comprar determinadas coisas. Isso porque eu consumo apenas 1/3 de um pé de brócolis e o resto acabava estragando na geladeira. Aí, sempre me falavam: “compre aquele pacotinho que vem a porção individual dos legumes embalados a vácuo”. Mas vocês já viram o preço daquilo? Um absurdo! Os saquinhos de produtos congelados que também não custam nada barato. Mas, como não podemos deixar de consumir nutrientes presentes nas verduras e legumes.
O congelamento é sim uma ótima opção para quem nem sempre pode dar um pulo no mercado. Saiba
você que, submeter alimentos ao congelamento, além de impedir ao processo de envelhecimento/ apodrecimento, pode sim impedir que muitos dos nutrientes contidos ali sejam perdidos. Mas você não precisa gastar tanto dinheiro para isso. A batata , o brócolis, a ervilha , a couve-flor encontradas na sessão de congelados sofreram um processo chamado branqueamento e que você pode perfeitamente reproduzir em casa!
A técnica de branqueamento de legumes, verduras e até de frutas consiste em um choque térmico no alimento que interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento. Além disso, limpa a superfície, retirando os microorganismos. Esse processo mantém as características dos alimentos, inclusive de cor natural e de nutrientes neles contidos.
P.s: Muitos nutrientes estão contidos nas cascas, por isso são perdidos no processo de corte.
Os alimentos ideais para se realizar a técnica de branqueamentos, são legumes, verduras e frutas mais consistentes, ou seja, que contenham menos água. Isso porque, após o descongelamento, alimentos com grandes quantidades de água podem perder na aparência e na consistência. Por exemplo: abacaxi, kiwi, mamão etc.
Vamos ao procedimento:
Lave o alimento, descasque-o e pique do tamanha desejado.
Cozinhe-o a uma temperatura entre 70ºc a 80ºc por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento.
Escorra rapidamente o alimento e logo leve para água gelada (água + cubos de gelo) pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Ou seja, a cada minuto de cozimento, 1 minuto de água gelada.
Escorra novamente. Seque como possível e coloque em um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro desse para melhor conservação.
Tempo de fervura/choque térmico por alimento:
1 minuto: ervilha torta, espinafre, mandioquinha, milho em espiga, mostarda, nabo, pimentão, vagem.
2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão, alcachofra, batata, batata doce, berinjela, beterraba, pera.
3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, ervilha fresca, salsão, brócolis, batata baroa, maça.
4 minutos: cenoura, couve-de-bruxelas.
Dicas:
Eles podem ser conservado no congelador por um período de 3 meses a 12 meses (achei meio exagero 1 ano, mas foi o período e tempo que encontrei).
Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.
Separe a quantidade certa da porção que normalmente consome e etiquete. Isso facilitará a sua utilização. - No caso de frutas e de legumes que sofrem escurecimento, como batata, maça e pera; pingue algumas gotas de limão na água para fervura.
Não tampe a panela na fervura. Normalmente, em qualquer tipo de cozimento, verduras e legumes perdem sua cor quando cozidas em panelas fechadas. Isso ocorre principalmente com alimentos verdes.
Pitadas de sal de:
http://solangeburri.blogspot.com/
http://blog.maisnutricao.com.br/
http://pt.petitchef.com/
http://www.cozinhajaponesa.com.br/
http://www.sebrae-sc.com.br
Após escrever sobre o tempo do cozimento do ovo, me deparei com uma reportagem sobre como a Nigella Lawson faz para cozinhar ovos de maneira bem apetitosa. Pensei que não havia mais mistérios (além do próprio tempo de cozimento), mas, olhando para a foto a seguir, resolvi acrescentar esse adendo ao meu post anterior.
Sim, são necessários pequenos detalhes e cuidados para que cheguemos a perfeição, mesmo que seja de algo tão simples e primário quanto o cozimento de um ovo. Então vamos lá:
Escolha ovos comuns ou caipiras, lembrando que os ovos caipiras possuem gemas mais amareladas e, em minha opinião, são mais saborosos.
Armazene ovos na geladeira e não em sua porta. NUNCA FORA DA GELADEIRA. Ovos desenvolvem facilmente salmonella em baixas temperaturas, causa da maioria das infecções intestinais. Por isso, sempre há a necessidade de boa refrigeração de modo constante.
Separe os ovos para o cozimento por 15 minutos antes, para que fiquem em temperatura ambiente. Isso vai inibir que a casca rache em choque térmico.
Leve os ovos à panela, coloque água suficiente para cobri-los. Deixe em fogo médio a alto por apenas 1 minuto após levantar fervura.
Desligue o fogo e aguarde mais 10 minutos para retirar os ovos da água. Esse é o truque da Nigella: apenas 1 minutos na fervura + 10 minutos de descanso na mesma água quente. Só depois retire os ovos e os descasque.
O resultado é gemas macias e não muito farelentas. E você achando que não havia ovo gourmet, não é?
Pitadas:
http://www.panelaterapia.com/
http://pt.wikipedia.org/
3 Comments